quinta-feira, 21 de maio de 2015

Memorial Coluna Prestes será totalmente restaurado

Investimentos chegam a R$ 1,4 milhão e são oriundos de repasse do MPF

Está em andamento o projeto que prevê a restauração do Memorial Coluna Prestes de Santo Ângelo. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Cultura, no entanto, os recursos para a execução das obras são oriundos de um acordo firmado entre o Ministério Público federal (MPF) e a América Latina Logística (ALL) e viabilizados pelo procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese.

Segundo o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon, a iniciativa prevê a restauração dos vagões, da chamada Casa da Guarda, da caixa d’água e do telhado da Estação Férrea. “Antecedendo a revitalização será realizado o cercamento da área, iluminação e reforma das calçadas”, afirmou Simon.

Ainda de acordo com informações do secretário de Cultura de Santo Ângelo para cada ação um projeto foi elaborado. O esboço do cercamento foi realizado pela equipe de profissionais da Prefeitura de Santo Ângelo. O projeto de restauração da Casa da Guarda foi elaborado pela arquiteta Beatriz Cotter.
Além de todos esses projetos, será realizado ainda um estudo Luminotécnico. Este trabalho será realizado pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada (URI), através de uma parceria entre a Prefeitura de Santo Ângelo URI.

Na semana passada, Simon, a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião Makvitz; o arquiteto da Prefeitura de Santo Ângelo, Paulo Tissot; a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI-campus Santo Ângelo, Thaís Faccim de Brum; o assessor do Ministério Público Estadual (MPE), Antônio Machado Filho; o analista do Ministério Público da União (MPU), Edilson Swidzikiewicz e o promotor de Justiça, Renato Moura Tirapelle reuniram-se para definir detalhes do projeto Luminotécnico.

Simon destacou que o próximo passo para o andamento dos trabalhos é a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Santo Ângelo e a URI. O secretário de Cultura ressaltou também que para o projeto total de restauração será investido R$ 1,4 milhão.

Outra ação prevista no projeto é a melhoria do ajardinamento com os atuais traços da vegetação, já que todo esse patrimônio é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário